Vacinação Contra a Gripe no Acre: Mais de 36 Mil Doses Aplicadas em Meio a Aumento de Casos de Síndromes Gripais
A campanha de vacinação contra a gripe no Acre atingiu a marca de 39.412 doses aplicadas até esta quarta-feira (7), incluindo 5.567 imunizações realizadas em Rio Branco. Com a antecipação da campanha devido ao aumento de casos de síndromes gripais no estado, a vacinação agora inclui crianças de até 8 anos, gestantes e puérperas desde o dia 2 de agosto.
Inicialmente, a campanha foi direcionada a grupos prioritários, como crianças menores de 5 anos, profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que, em todo o estado, a meta é vacinar mais de 63 mil pessoas. No entanto, dados específicos por faixa etária ainda não foram divulgados pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Vigilância em Saúde de Rio Branco.
O Acre enfrenta um aumento nos casos de síndrome gripal, com 12.032 registros entre janeiro e junho de 2024. A Sesacre decidiu antecipar a campanha de imunização para julho, na tentativa de conter o avanço da doença. "Essa ampliação é uma medida importante para aumentar a proteção contra o vírus da influenza, especialmente entre grupos que apresentam maior risco de complicações", destacou Renata Quiles, coordenadora estadual do PNI.
A vacinação pode ser realizada em várias unidades de saúde de Rio Branco, como as Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps), Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínica Barral y Barral, e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie).
A campanha de imunização, inicialmente programada para começar em setembro, foi antecipada devido ao aumento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos primeiros seis meses de 2024. Segundo o boletim epidemiológico da Sesacre, o estado registrou 390 casos de SRAG em crianças de 1 a 4 anos, um aumento em relação aos 345 casos registrados no mesmo período de 2023. Em idosos, os registros subiram de 290 para 315.
A estimativa é vacinar 180.168 pessoas nos três primeiros grupos prioritários, incluindo crianças de 6 meses a 5 anos, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. As próximas etapas da campanha, previstas para setembro, irão incluir povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com comorbidades, professores, pessoas com deficiência e membros das forças armadas.
Veja os pontos de vacinação na capital acreana:
Urap Roney Meireles;
Urap São Francisco;
Urap Vila Ivonete;
Urap Hidalgo de Lima;
Urap Rozângela Pimentel;
Urap Eduardo Assmar;
Urap Cláudia Vitorino;
Urap Valdeisa Valdez;
Urap Bacurau;
Policlínica Barral y Barral;
USF Francisco Constâncio;
USF Antenor Ramos;
USF Manoel Alvez Bezerra
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie).
Comments