Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

/* */
top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Foto do escritorRedação Renalice Silva - Geral

Prefeitura conclui Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil com mais de 400 professores capacitados

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o Seminário Final do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que está em sua primeira edição e reuniu durante os dois dias, 409 educadores das escolas municipais da capital acreana.


O Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo aprimorar práticas de leitura e escrita na educação infantil por meio da oferta de capacitações e reflexões pedagógicas para educadores de creches e pré-escolas em todo o país.




A diretora de Ensino da Seme, Maria Zélia Mendonça, destacou a importância da formação continuada para os educadores.

“A formação continuada de professores é uma das ações estruturantes da Secretaria Municipal de Educação. É a mola propulsora. Nossos professores precisam estar constantemente sendo atualizados, sendo renovados nos seus saberes. A formação continuada é uma ação primordial da Secretaria de Educação”, enfatizou.

(Foto: Evando Derze/Assecom)

Em Rio Branco, o programa teve oito turmas, compostas por professores e coordenadores pedagógicos. A formação de 120 horas, iniciada em abril de 2024, ocorreu em formato híbrido, com encontros presenciais e virtuais, e atividades realizadas na plataforma AVAMEC Interativo, sob a mediação de oito formadoras municipais.

Rosamara Souza, formadora do LEEI, ressaltou a importância da prática da leitura e escrita nas escolas do município.

“É um programa federal. Então ele passou a fazer parte da política de formação continuada da nossa Secretaria Municipal e as formações para as pré-escolas foram todas formações do LEEI. Essa formação, a grande inovação que ela tem é ampliar as nossas reflexões. Nós iniciamos um trabalho já há algum tempo, com base num currículo de referência único do Acre e agora, com a vinda do LEEI trouxe a questão de a gente ampliar e fortalecer ainda mais as práticas de ação existentes na nossa rede municipal”, disse.


Seminário Final: Compartilhando práticas inspiradoras

O Seminário Final, intitulado “A Experiência Formativa do LEEI: construindo práticas inspiradoras com as crianças da pré-escola”, realizado no Teatro Universitário da Ufac, foi um momento que permitiu a socialização das práticas e vivências dos professores cursistas, que compartilharam suas experiências desenvolvidas em parceria com as formadoras municipais. A professora Mizraiam Lima, revelou que o programa permitiu uma autoavaliação dos trabalhos realizados em sala de aula.


(Foto: Evando Derze/Assecom)


“O LEEI nos trouxe um olhar importante para nossas práticas nas nossas instituições de educação infantil, no sentido de avaliarmos e vermos como estávamos desenvolvendo as atividades de leitura e escrita nas nossas instituições. Então com certeza foi ampliado esse olhar para que nós pudéssemos estar avaliando as nossas práticas e aprimorando o trabalho que já desenvolvemos nas nossas escolas”, afirmou.

O seminário teve apresentações em formato de comunicação oral com slides, rodas de conversa e exposições de banners, onde os participantes puderam expor as metodologias e abordagens pedagógicas desenvolvidas ao longo do programa.


Por: Prefeitura de Rio Branco

Comments


  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

bottom of page