Polícia Federal Deflagra Operação em Cobertura de Luxo de Pecuarista Envolvido em Conflito Fundiário no Amazonas; Defesa diz que aguarda acesso ao processo para explicações
Na manhã desta sexta-feira (1º), a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na cobertura de luxo do pecuarista Sidney Zamora, no Residencial Maison Rio Branco, em Rio Branco, capital do Acre. A ação, que mobilizou várias equipes, faz parte de uma investigação sobre grilagem de terras públicas na Fazenda Palotina, localizada no sul do Amazonas.
Sidney Zamora, um influente nome na pecuária local, é alvo de acusações relacionadas à possíveis torturas por posse terra na Fazenda Palotina, uma área em disputa onde dezenas de famílias residem e alegam que as terras são devolutas e pertencem à União. Há também denúncias de que trabalhadores rurais enfrentam ameaças e até tentativas de homicídio, atribuídas a "pistolagem" supostamente associada ao pecuarista.
A defesa de Zamora informou que ele foi surpreendido pela operação e aguarda acesso ao processo para prestar esclarecimentos.
A PF afirma que o objetivo da ação é desmantelar uma organização criminosa envolvida em grilagem, uso de documentos falsificados e intimidação de moradores locais, com prejuízos estimados em R$ 68 milhões ao patrimônio público e sérios danos ambientais na Amazônia.
Comments