Petrobras abre inscrições para concurso de nível técnico com vagas inclusivas
A partir desta quinta-feira, 28 de dezembro, estão abertas as inscrições para o aguardado concurso de nível técnico da Petrobras, que oferece um total de 916 vagas e um salário inicial a partir de R$ 5.878,82. O certame prevê, ainda, a disponibilidade de 5.496 vagas para cadastro de reserva. Interessados devem se inscrever no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) até às 18h de 31 de janeiro de 2024, com taxa de inscrição no valor de R$ 62,79.
As provas estão agendadas para o dia 24 de março de 2024 e contemplam áreas como enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos e instalações, logística de transportes, manutenção, operação, projetos, construção e montagem, química de petróleo, segurança do trabalho e suprimento de bens e serviços.
Um ponto relevante é que não é exigida comprovação de experiência profissional, e o edital disponibiliza informações detalhadas sobre a quantidade de vagas, requisitos de formação, locais de prova e distribuição regional.
O resultado final está previsto para ser divulgado em 7 de junho de 2024. O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe e tem validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Petrobras.
Inclusão é um destaque neste concurso. Pela primeira vez, a empresa reserva 20% das vagas para pessoas com deficiência, superando o limite mínimo de 5% estipulado por lei. Além disso, 20% dos postos são reservados para candidatos negros, conforme a legislação.
Para candidatos autodeclarados negros, haverá um procedimento de heteroidentificação, onde uma comissão utilizará o critério fenotípico para verificar a condição declarada.
Pessoas com deficiência contratadas terão direito a benefícios específicos, como a possibilidade de teletrabalho por cinco dias por semana e reembolso de auxílio cuidador para aqueles que dependam de cuidados profissionais.
A Petrobras também implementou outras medidas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, como a extensão do prazo de validade do laudo que ateste a deficiência para 36 meses (antes eram 12 meses), além da possibilidade de solicitar adaptações razoáveis e/ou tecnologias assistivas no dia das provas, conforme suas necessidades.
O concurso prevê distribuição regional das lotações, visando abranger diferentes áreas geográficas.
Comentários