Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Cópia de get it now.gif

Operação Páscoa Segura: Procon e Ipem intensificam fiscalizações para proteger consumidores no Acre

Ação percorre comércios da capital e interior do estado garantindo qualidade de produtos e conscientização sobre direitos do consumidor durante a Semana Santa


Foto: Rose Sabóia/Ipem
Foto: Rose Sabóia/Ipem

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC), intensificou nesta semana as fiscalizações em comércios da capital e do interior, dentro da operação “Rota da Qualidade”, com foco especial nos produtos mais vendidos durante a Semana Santa.

A ação preventiva e educativa inspecionou itens como peixes, vinhos, azeites, chocolates e ovos de Páscoa — produtos que registram alta procura nesta época do ano. As equipes verificaram a validade dos alimentos, a precificação correta, possíveis duplicidades de preços, a presença de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos, além do peso e rotulagem de produtos pré-embalados.


Foto: Rose Sabóia/Ipem
Foto: Rose Sabóia/Ipem

A presidente do Procon-AC, Alana Albuquerque, destacou que o objetivo da operação é garantir transparência nas relações de consumo, além de educar comerciantes e orientar os consumidores. “A atuação do Procon assegura a defesa dos direitos do consumidor e ensina a população a comprar com segurança nesse período de aumento das vendas”, afirmou.

Já a presidente do Ipem/AC, Hérica Granzoto, lembrou que o consumidor também deve ser fiscalizador. “É essencial observar informações como peso líquido, selos de certificação e evitar produtos com embalagens inseguras, principalmente quando se trata de itens destinados às crianças”, disse.

A população também reconheceu a importância da iniciativa. “Se hoje não tiver fiscalização, as coisas viram bagunça”, disse a consumidora Silene da Silva. O gerente comercial Yuri Santana também elogiou a ação: “Ficamos sabendo se estamos pagando justo e se a embalagem é correta. Apoio 100%”, comentou.


Foto: Rose Sabóia/Ipem
Foto: Rose Sabóia/Ipem


Além da fiscalização, o Procon divulgou orientações para compras conscientes durante a Páscoa. As dicas incluem planejar com antecedência, comparar preços, verificar validade, guardar comprovantes e, sobretudo, lembrar que o carinho vale mais que presentes caros.

Para denúncias ou esclarecimentos, o Procon-AC disponibiliza os canais: disque-denúncia 151, telefone (68) 3223-7000, e-mail procon.acre@ac.gov.br e a plataforma consumidor.gov.br.


A operação segue até o fim do feriado, reforçando a segurança e a qualidade nos produtos ofertados à população acreana.



Comments


  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre

Os arts. 46 e 47 , da Lei 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais) Não se enquadra no tipo penal a repostagem de matérias Jornalísticas. Veja o que diz a Lei no art. 184, do Código Penal.

São elas: Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução tanto de texto como Imagens: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor ou da publicação de onde foram transcritos.

Art. 47. Paráfrases e paródias:
"São permitidas se não forem reproduções exatas da obra original"

 

© 2025 DeolhonoAcre.com.br - Todos os direitos reservados. Acesse o Instagram oficial: @deolhonoacre

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page