ONDA DE CALOR AINDA ESTA AFETANDO BRASILEIROS
Atualizado: 22 de nov. de 2023
O calor esta afetando não só a região norte, que esta tendo uma estiagem prolongada, mas regiões que normalmente tem temperaturas mais amenas nesta época do ano.
Foto: MetSul Meteorologia
A área de calor intenso que está afetando principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste deve persistir até este final de semana, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia -Inmet.
De acordo com o relatório mais recente, cerca de 2.707 municípios foram impactados. Além das cidades situadas no Centro-Oeste, Sudeste e em Rondônia, a lista inclui áreas no sul do Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas, sudoeste da Bahia e norte do Paraná.
O Inmet considera ondas de calor quando a temperatura permanece pelo menos 5ºC acima da média esperada para o mês, por no mínimo cinco dias consecutivos. Nos últimos dias, a tabela tem ultrapassado os 40ºC no Rio de Janeiro, em Cuiabá e em muitas cidades do interior, como Corumbá e Água Clara (Mato Grosso do Sul), São Romão e Coronel Pacheco (Minas Gerais), Seropédica (Rio de Janeiro) e Ibotirama (Bahia).
Em Rio Branco/AC tem previsão para hoje de 37º com sensação térmica de 42º, com alertas de calor intenso até domingo dia 19, os profissionais de saúde aconselha a ingestão de muito liquido, para evitar desidratação principalmente em crianças e idosos.
Foto: BoaVontade.com
Na ultima terça-feira, Goiânia atingiu 39,2ºC, a tarde mais quente da história para novembro. Em Campos do Jordão no interior de São Paulo, os 31ºC superaram os 30,5ºC medidos em setembro de 1961, até então o registro da cidade. O Distrito Federal também bateu um recorde com 37,3ºC, marcando o dia mais quente do ano até agora.
Os estados afetados pela onda de calor podem esperar chuvas intensas na próxima semana. Na Região Sudeste, a queda de temperatura no dia de hoje, provavelmente será acompanhada de chuva.
Entre 21 e 29 de novembro, algumas áreas poderão receber um grande volume de chuva, possivelmente ultrapassando 40 milímetros, especialmente em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em outras regiões, o Inmet não descartou a possibilidade de pancadas de chuva.
Foto: G1 - Globo.com
No Rio de Janeiro, as praias ficaram lotadas nesta semana, onde as pessoas foram para praia a noite porque não aguentavam a onda de calor.
Da redação
Comments