Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

/* */
top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Foto do escritorGabriel Oliveira

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, Educação destaca trabalho de inclusão e socialização com os alunos

Neste 2 de abril, o Acre celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Em meio às comemorações, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) do estado destaca seu compromisso com a inclusão e socialização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).



A data visa disseminar conhecimento sobre o transtorno e promover a inclusão de todos na sociedade. No Acre, a SEE, por meio do Departamento de Educação Especial, trabalha ativamente nesse sentido. A chefe do departamento, professora Hadhianne Peres, enfatiza que a participação dos alunos com TEA em atividades escolares é fundamental para o desenvolvimento.


"A participação dessas pessoas contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, que valoriza e respeita as diferenças, além de assegurar a cada indivíduo com autismo a oportunidade de usufruir dos mesmos direitos", afirma a professora.

Na Escola Humberto Soares da Costa, localizada no bairro José Augusto, 71 alunos com TEA estão matriculados. Eles complementam sua educação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenado pela professora Rosângela Melo. No AEE, são trabalhadas questões como memória, foco, interação social, leitura e escrita.


A escola, que se destaca por sua inclusão, adapta-se às necessidades específicas de cada aluno. Alguns realizam terapias externas e retornam às atividades escolares, como destaca a coordenadora do AEE.


O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é essencial para aumentar o entendimento sobre o transtorno, tanto para os pais quanto para a sociedade em geral, facilitando a identificação precoce e o acesso a tratamentos e à educação inclusiva.



Alunos como Miguel Barbosa da Silva, Laís Lima Galvão e Daniel Facini demonstram talentos extraordinários. Miguel, que descobriu o autismo quando teve epilepsia, destaca que socializa muito bem com os colegas. Laís, com talento para o desenho, é investigada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S Acre). Daniel, autodidata e focado, planeja fazer o Enem e trabalhar com Tecnologia da Informação.


Centro de Referência vai auxiliar o trabalho que é desenvolvido nas escolas. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Centro de Referência vai auxiliar o trabalho que é desenvolvido nas escolas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para fortalecer o trabalho nas escolas, a SEE está implementando o Centro de Referência em Educação Especial (Ceespe), uma equipe multiprofissional que trabalhará para traçar as melhores estratégias de intervenção para os alunos com autismo e deficiência.


O compromisso com a inclusão e a valorização dos talentos dos alunos com TEA no Acre reforça a importância do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e destaca os avanços na busca por uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.

Comentarios


  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

bottom of page