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Foto do escritorRedação Renalice Silva - Geral

"Mundo Desconectado: Pane Cibernética Global Paralisa Serviços Cruciais"

Na madrugada desta sexta-feira (19), uma pane generalizada afetou sistemas de diversos aeroportos, bancos e redes de telecomunicações, causando o cancelamento de voos e tirando canais de notícias do ar. A falha foi atribuída à provedora de segurança cibernética CrowdStrike (CRWD).


Foto: Reproduçao - Ilustrativa

A CrowdStrike alertou que uma atualização de seu produto de monitoramento de ameaças estava travando o sistema operacional Windows, da Microsoft (MSFT34). A Microsoft confirmou o problema e, pouco depois das 8h, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, anunciou que uma correção havia sido aplicada. Ele assegurou que não se tratava de um incidente de segurança ou ataque cibernético, e que o problema já estava isolado.

A atualização defeituosa causou a temida "Tela Azul da Morte" em milhares de máquinas Windows ao redor do mundo, afetando bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e outros setores. Servidores também ficaram offline, impossibilitando a inicialização correta dos computadores.


A solução da CrowdStrike é amplamente utilizada para a segurança de sistemas baseados em Windows, e interrupções dessa magnitude são raras. "Isso não tem precedentes", disse Alan Woodward, professor de segurança cibernética na Surrey University, à Bloomberg. "O impacto econômico será enorme."


As ações da CrowdStrike despencaram 20% nas negociações de pré-mercado, enquanto os papéis da Microsoft caíram 2,5%.


Brasil Afetado


Inicialmente, a pane foi registrada em países da Europa, Ásia, África e Oceania, mas rapidamente se espalhou para os Estados Unidos e também para o Brasil.


Os primeiros problemas foram relatados pouco depois das 8h, com o site DownDetector indicando dificuldades de acesso a serviços da Microsoft, como o Office 365, e aos sistemas dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. O Bradesco informou que suas plataformas digitais não estavam disponíveis, enquanto o Banco do Brasil declarou que seus canais de atendimento funcionavam normalmente. Segundo a Febraban, a maioria dos serviços bancários já foi normalizada.


A companhia aérea Azul alertou para possíveis "atrasos pontuais" devido à "intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas", recomendando que passageiros com voos programados para hoje se dirigissem ao balcão de atendimento.


Esta pane destaca a dependência crítica das infraestruturas digitais e os amplos impactos de falhas em sistemas cibernéticos.



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