Motorista de aplicativo é agredida por passageiro após discussão por pagamento
A agressão ocorreu no sábado em Osasco durante uma corrida da Uber. O caso foi registrado como lesão corporal.
Motorista de aplicativo é agredida por passageiro em Osasco, Grande São Paulo
.A agressão foi filmada pela câmera que fica dentro do veículo de Larissa Freire, de 26 anos. Ela publicou o vídeo da agressão em sua conta das redes sociais e o conteúdo rapidamente viralizou.
O vídeo começa com a motorista falando no celular e informando a empresa que o “passageiro está pedindo para pagar na próxima corrida”. No banco de trás do veículo aparecem um homem mexendo num celular e uma mulher com uma criança no colo.
“Eu sei que no código de defesa diz que não pode fazer isso, de pagar na próxima”, completa Larissa. Em seguida, aos gritos, o homem abre a porta do carro do lado do passageiro, empurra a mulher com a criança para fora do carro e bate a porta. Pelas imagens, é possível ver que a porta não fechou.
Larissa começa dirigir rápido para sair do local, porém o homem reaparece dentro do veículo para buscar o celular que tinha esquecido e que estava já com a motorista. Ele começa a agredi-la com um golpe do tipo chave de braço, consegue pegar o aparelho de volta e desce do carro. Antes de ir embora, o homem chuta a porta do veículo.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que o caso foi registrado como lesão corporal e dano. A pasta ainda informa que Larissa Freire “recebeu orientações sobre o prazo para apresentar uma representação criminal contra o autor da agressão”.
Momentos pré e pós-agressão
Antes da agressão, quando chegaram ao destino, o passageiro pediu para que a motorista escolhesse a opção de pagamento na próxima corrida, o que foi prontamente negado.
"Faz uma gentileza? Consegue colocar esse valor na próxima corrida pra mim?", pergunta ele. "Amigo, eu não consigo", responde ela. "Coloca pra mim que paguei R$ 0, por favor", insiste o passageiro.
"Não consigo. A Uber não tá me pagando, ainda mais que você já tem um saldo pendente aqui. Você tem que fazer o pagamento", explica a motorista.
"Faz a gentileza de colocar aí que eu paguei R$ 0...", reitera ele.
"Você vai descer sem pagar? Eu tenho câmera aqui", informa ela.
"Faz o que você quiser, pô", diz ele, em tom de indiferença.
Depois disso, o rapaz desce do carro. A motorista questiona e diz que a passageira não vai sair sem pagar a corrida.
Nesse momento, ela arranca em velocidade com o carro com a passageira e a criança no banco traseiro. "Você não vai descer, moça, a gente vai pra delegacia. Seu marido quer dar uma de espertão? Vamos pra delegacia", diz ela.
Depois de questionar se a mulher pagaria a corrida, a motorista para o veículo. Segundos depois, o homem aparece correndo, abre a porta do carro, mas a condutora arranca novamente. O rapaz parece ficar pendurado por alguns segundos, até que consegue entrar no veículo e fechar a porta. A passageira, que segurava uma criança, entrou em desespero com a situação.
A motorista continuou dirigindo com a família dentro do carro e seguiu exigindo o pagamento da corrida, até que ela para mais uma vez e diz que vai ligar para a polícia.
Depois
No vídeo pós-agressão, a motorista aparece já fora do carro. Ela aponta para o agressor e parece conversar com outras pessoas que passavam pela rua. O vídeo não tem som.
É possível ver tufos de cabelo da motorista presos ao cinto de segurança.
A Uber informou em nota que “a conta do usuário foi banida da plataforma assim que tomamos conhecimento do ocorrido”.
Sobre a opção de pagar na próxima viagem, que teria motivado a discussão entre os dois, a plataforma informa que "o app apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário. Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço".
Por: G1
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