Moraes responde aos ataques de Musk: “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”
Após ser alvo de ataques do bilionário Elon Musk, proprietário da plataforma X (antigo Twitter), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não se calou diante das críticas e reafirmou os princípios fundamentais que regem a liberdade de expressão em um Estado democrático.
Durante a sessão do STF desta quarta-feira (10), Moraes fez questão de diferenciar "liberdade de expressão" de "liberdade de agressão", enfatizando que o exercício da democracia não justifica a disseminação de ódio, racismo, misoginia, homofobia ou qualquer forma de intolerância.
"Tenho absoluta convicção de que o Supremo Tribunal Federal, a população brasileira e as pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão", afirmou
O ministro, recebendo o apoio de seus colegas na Corte, incluindo o presidente Luís Roberto Barroso e o decano Gilmar Mendes.
Moraes não deixou passar despercebido o respaldo que o Judiciário brasileiro tem recebido, declarando: "Talvez alguns alienígenas não saibam, mas passaram a aprender e tiveram conhecimento da coragem e da seriedade do Poder Judiciário brasileiro", destacou.
O ministro Gilmar Mendes também se manifestou sobre os ataques de Musk, destacando a necessidade de um debate profundo sobre a regulação das redes sociais no Brasil. Ele ressaltou a instrumentalização criminosa das plataformas virtuais e a urgência em estabelecer uma legislação mais precisa para garantir direitos e deveres de todos os usuários da internet.
Creditos da Foto: O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
留言