Ministério da Saúde recomenda nova dose da vacina bivalente para idosos e imunocomprometidos
Atualizado: 22 de dez. de 2023
Após a identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério da Saúde (MS) passou a recomendar uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos no estado do Acre. Cerca de cem mil pessoas devem ser vacinadas com essa medida preventiva.
A coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) enfatiza que, dentre esse grupo, pelo menos 71 mil são idosos, priorizando a imunização para esta parcela da população.
"As vacinas já estão disponíveis em todas as 246 unidades de saúde do Estado. É importante que os idosos e imunocomprometidos com mais de 12 anos, que tenham tomado a primeira dose há mais de seis meses, se vacinem, pois a bivalente previne a infecção grave das duas variantes do covid-19: a cepa original ancestral e a ômicron", destacou a coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles.
Apesar da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) que retirou a covid-19 da lista de Emergências em Saúde Pública de Importância Internacional (Espii), é salientado que a doença continua ativa em todo o mundo. Portanto, os cuidados preventivos devem ser mantidos para garantir a segurança e a proteção contra novas variantes do vírus.
O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação como medida fundamental para a proteção individual e coletiva contra a covid-19, salientando a relevância da adesão à dose de reforço para aqueles que compõem o grupo indicado para receber a vacina bivalente no Acre.
Comments