Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

/* */
top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Foto do escritorGabriel Oliveira

MACHISTA OU IMPRÓPRIO? 'Uma mulher que não tem profissão, se ela não tomar cuidado, o marido vai agredi-la,' diz Lula em evento no Ceará

Declarações de Lula Sobre Trabalho Feminino Geram Críticas e Acusações de Preconceito. Nesta sexta-feira (2), durante o anúncio da expansão do Programa Pé-de-Meia em Fortaleza.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é crucial para as mulheres terem uma profissão, argumentando que a falta de trabalho as torna dependentes dos homens e vulneráveis a agressões. "Uma mulher sem profissão vai ficar a vida inteira dependente dos outros. Se não tomar cuidado, o marido vai agredi-la", declarou o presidente.


PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL/JC
"Uma mulher sem profissão vai ficar a vida inteira dependente dos outros. Se não tomar cuidado, o marido vai agredi-la", disse Lula, em um comentário que foi interpretado como um estereótipo simplista e negativo sobre a dinâmica dos relacionamentos e a situação das mulheres no mercado de trabalho.


Para muitos, a fala do presidente perpétua uma visão machista, culpabilizando as mulheres por não terem uma profissão e ignorando as diversas formas de violência doméstica.


  • Em julho, Lula chegou a afirmar que considera "inacreditável" o aumento da violência contra a mulher após jogos de futebol, mas disse que “se o cara é corinthiano, tudo bem”, durante uma reunião no Palácio do Planalto.


  • Cerca de um mês antes, o presidente também alegou ter dito a uma mulher de 25 anos, mãe de três filhos, que ela deveria parar de ter crianças, durante um evento de entrega de obras do programa Minha Casa Minha Vida.


A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também comentou sobre a necessidade de combater o machismo na sociedade e dentro do governo. Ela mencionou gafes recentes de Lula e reforçou que mesmo o presidente deve evitar piadas inapropriadas. "Precisamos de uma mudança de comportamento e cultura", concluiu a ministra.

Comments


  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

bottom of page