Lula segue estável após queda no Alvorada e leva cinco pontos na cabeça; viagem à Rússia é cancelada, e ele participará da cúpula do Brics por videoconferência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem à Rússia, onde participaria da 16ª Cúpula de líderes do Brics em Kazan, após sofrer uma queda no sábado (19) no Palácio da Alvorada, que resultou em um ferimento na cabeça e cinco pontos na região occipital. O embarque estava previsto para este domingo (20), às 17h, mas a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, recomendou que o presidente evitasse viagens longas como precaução.
De acordo com o boletim médico, o acidente não foi grave, e Lula "pode exercer suas demais atividades". Sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, Lula continuará sendo monitorado, mas segue com sua rotina de trabalho. O presidente participará da cúpula por videoconferência, conforme informou a Presidência da República.
A 16ª Cúpula do Brics, que acontece de 22 a 24 de outubro, marca o primeiro encontro com os novos membros do bloco, incluindo Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Entre os principais temas a serem discutidos estão a criação de um modelo de adesão para "países parceiros", a crise no Oriente Médio e questões políticas e financeiras dentro do bloco. O Brasil assumirá a presidência rotativa do Brics em 2025.
Comments