Lula Critica Reitores em Meio à Greve nas Universidades; "Não tenho Medo de Reitor"
Em meio à greve de professores e técnicos de universidades e institutos federais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (21/6), durante um discurso no Maranhão, que “não tem medo de reitor”. A declaração foi uma crítica à postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, segundo Lula, não recebeu representantes das universidades durante seu mandato.
Lula destacou que, em seu governo, já promoveu duas reuniões com todos os reitores das universidades e institutos federais, buscando uma relação democrática. O presidente mencionou ainda sua história pessoal ao afirmar que perdeu um dedo em uma fábrica, não por culpa dos reitores. O governo Lula propôs um reajuste salarial para os professores em duas parcelas: 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.
Os professores têm até esta sexta-feira (21/6) para deliberar sobre o acordo proposto e decidir sobre o fim da greve. A Universidade de Brasília (UnB) já anunciou o fim da greve para os docentes, enquanto os técnicos-administrativos continuam paralisados. Lula cumpre agendas pelo Nordeste desde quinta-feira (20/6), com visitas a Ceará, Piauí e Maranhão.
Fonte vídeo: Terra
Comments