Inflação Cai Levemente em agosto, Mas Deve Voltar a Subir: Veja os principais Vilões
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no Brasil, registrou uma leve queda de 0,02% em agosto, marcando a primeira desinflação desde junho de 2023. A redução foi impulsionada principalmente pela queda nos preços de alimentos e pela bandeira verde nas contas de energia elétrica. Entre os alimentos, a batata inglesa, o tomate e a cebola tiveram os maiores recuos de preços.
Apesar dessa leve queda, especialistas alertam que a inflação deve aumentar novamente devido a fatores como o aumento recente na tarifa de energia elétrica, que passou a ser cobrada com bandeira vermelha, e o impacto das queimadas e secas no país, especialmente em São Paulo. Estes eventos podem elevar os preços de produtos e serviços e pressionar o índice de inflação para cima.
A economista Carla Beni, da Fundação Getulio Vargas (FGV), e o economista Maykon Douglas destacam que a inflação tem mostrado grande volatilidade, afetada por variações no preço da energia e nas condições climáticas.
Ambos ressaltam que a combinação desses fatores pode levar a uma nova alta na inflação nos próximos meses, desafiando a estabilidade econômica recente.
Com informações do Portal SBT news
Comments