Haddad anuncia corte de R$ 25,9 bi em despesas e reforça compromisso com arcabouço fiscal
Em meio a dias de turbulência no mercado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (3) um corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias e reafirmou a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cumprir o arcabouço fiscal. Após uma série de reuniões no Palácio do Planalto, Haddad declarou que as regras fiscais serão rigorosamente seguidas, buscando tranquilizar o cenário econômico.
Haddad detalhou que os cortes são resultados de um pente-fino nas despesas obrigatórias, com a possibilidade de antecipar medidas do Orçamento de 2025, dependendo do relatório de receitas e despesas a ser apresentado em breve.
Ele destacou que essas ações são fundamentais para manter a âncora fiscal do país, que controla o crescimento dos gastos públicos em relação às receitas.
As reuniões entre Lula e Haddad ocorrem num contexto de tensão com o mercado, exacerbada por discursos recentes do presidente contra a política monetária do Banco Central e declarações que levantaram preocupações sobre o controle das despesas públicas.
As declarações de Haddad e Lula nesta quarta-feira, reforçam a intensão de responsabilidade fiscal, pois está sendo feito um esforço muito grande para acalmar os investidores e estabilizar o dólar, que teve uma disparada nas últimas semanas.
Foto: Washington Costa (Ascom/MF)
תגובות