Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

/* */
top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Foto do escritorRedação Renalice Silva - Geral

Governo do Acre Cancela Desfile de 7 de Setembro Devido à Poluição Recorde e Anuncia Medidas Emergenciais

Níveis de poluição em Rio Branco atingem patamar 'perigoso', com mais de 700 µg/m3 de material particulado, forçando ações imediatas para proteger a saúde pública.


O governo do Acre anunciou o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro em razão dos níveis alarmantes de poluição do ar na capital, Rio Branco. Nesta terça-feira, os índices de poluição ultrapassaram 700 µg/m³ (microgramas por metro cúbico) de material particulado, superando em mais de 40 vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15 µg/m³.


Nos últimos dias, Rio Branco tem estado coberta por uma densa camada de fumaça, resultado das queimadas não só no Acre, mas também em estados vizinhos como Amazonas e Rondônia. De acordo com a plataforma IQ Air, a cidade se estabeleceu como uma das mais poluídas do país.

Fumaça encobre céu de Rio Branco nesta terça-feira (3) — Foto: Arquivo/Secom-AC

Em resposta à crise, o governador Gladson Cameli revelou uma série de ações emergenciais para mitigar os efeitos da poluição. Entre as medidas, está a liberação de servidores públicos com mais de 60 anos do trabalho presencial e a extensão do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde até as 22h. Além disso, dez novos leitos serão abertos no Hospital da Criança da capital para atender a demanda crescente por cuidados médicos.


As escolas estaduais permanecerão abertas, mas as atividades físicas foram suspensas, e estudantes com comorbidades poderão ser dispensados das aulas, com reposição posterior do conteúdo. A Secretaria de Educação assegurou que o calendário escolar será mantido para evitar prejuízos aos alunos, especialmente em relação ao Enem.


O governo também anunciou que passará a publicar um boletim diário com o monitoramento da qualidade do ar e intensificará as ações de fiscalização para combater queimadas e desmatamento ilegais.


Repressão e Prisões


Como parte das medidas emergenciais, o Batalhão Ambiental efetuou prisões em Bujari, onde indivíduos foram detidos por envolvimento em queimadas ilegais. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) informou que mais de 900 autos de infração foram lavrados no último mês, evidenciando a gravidade da situação.


Educação Impactada


A prefeitura de Rio Branco também tomou medidas drásticas, cancelando as aulas em todas as 91 unidades de ensino da cidade, afetando cerca de 22 mil estudantes. A suspensão, válida até sexta-feira (6), poderá ser revista caso a qualidade do ar melhore até o início da próxima semana.


Aulas são suspensas em escolas do município de Rio Branco por causa da poluição do ar — Foto: José Rodinei/Rede Amazônica

Situação de Emergência


O Acre vive um momento crítico, com quase 2 mil focos de incêndio registrados em agosto, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Diante da gravidade, o estado decretou emergência em saúde pública, e as autoridades seguem em alerta máximo para enfrentar os desafios impostos pela crise ambiental.

Comments


  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

bottom of page