Fracasso da Black Friday em 2023 é a segunda pior da história no Brasil.
A renda da população, ainda comprometida com dívidas, juntamente com descontos abaixo das expectativas por parte dos consumidores, pode ter impactado o desempenho.
Durante o período da quinta-feira (23), às 00h, até esta sexta-feira (24), às 23h59, o comércio eletrônico alcançou um total de R$ 3,4 bilhões em vendas. Contudo, houve uma diminuição de 15,1% em relação a 2022, ano que já havia registrado uma queda de dois dígitos na receita. As informações foram divulgadas pela plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, uma empresa de inteligência de dados em colaboração com a ClearSale.
Embora não seja a maior queda de faturamento do evento, que já acontece no Brasil há 13 anos - em 2022 a queda variou entre 23% e 34% nas vendas online, dependendo da pesquisa -, o declínio em 2023 sobre uma queda anterior reduziu ainda mais o volume total de vendas no setor. Esse resultado posiciona-se como o segundo pior desde o início do evento promocional, em 2010.
Vale ressaltar que os números divulgados não incluem as vendas em lojas físicas, que também têm sido consideradas nas análises das empresas nos últimos anos. Muitos varejistas notaram um aumento nas conversões de tráfego de consumidores em vendas no dia de ontem (24), principalmente em lojas de eletrônicos e moda.
É possível que a expectativa reduzida dos consumidores por descontos, influenciada por um estoque mais controlado ao longo do ano, tenha impactado esse desempenho. Nos últimos anos, as promoções têm sido limitadas a um número menor de produtos durante a Black Friday, uma estratégia adotada pelo varejo para preservar a rentabilidade e reduzir os custos de capital, especialmente após o aumento da taxa Selic, o que encarece os estoques parados.
A receita foi afetada por uma queda no volume de pedidos, totalizando 5,1 milhões, 14,9% menor do que no mesmo período do ano anterior. Além disso, o gasto médio por compra, que demonstrava um crescimento até a quinta-feira, perdeu força.
O valor médio gasto por compra durante o evento foi de R$ 675,36, mantendo-se estável em relação a 2022 (uma diminuição de apenas 0,1%). Apesar da queda global, grandes líderes de vendas, como Mercado Livre e Magazine Luiza, conseguiram expandir seus negócios em comparação com o ano passado.
De acordo com Manssur, esses indicadores também impactaram diretamente na redução das tentativas de fraudes por golpistas na internet. Durante o período, foram registradas cerca de 18,6 mil tentativas de ações fraudulentas, representando um valor aproximado de R$ 26,6 milhões, o que significou uma queda de 56,4% em comparação com o ano anterior. O valor médio das tentativas de golpes foi de R$ 1.439,47.
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