Estação de Tratamento de Água se recupera após Danos Causados por Enchente em Rio Branco
A estação de captação de água ETA1 enfrentou recentemente dificuldades em seus sistemas devido aos impactos das enchentes que afetaram a região. Nossa equipe do deolhonoacre obteve informações exclusivas sobre a situação atual por meio do Diretor Presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco – SAERB, Enoque Pereira de Lima.
Segundo Lima, o problema foi ocasionado por troncos de árvores trazidos pela enchente, que acertou duas bombas, danificando-as, além de atingir um flutuante que ficou na iminência de submergir.
Mesmo no trabalho desde quinta, onde teve recuperado a vazão da ETA I, novamente nesse domingo (03/03), novas quebras ocorreram em decorrência do balseiro. A captação de 600 litros por segundo foi interrompida por 26 horas, enquanto aguardavam os trabalhos de remanejamento de flutuantes e bombas ocorresse.
Às 17 horas, a equipe de manutenção conseguiu concluir com sucesso os reparos na estação de captação da ETA1, elevando a produção a 92%, ante a 62%, alcançando 1450 litros por segundo. Lima explicou que, embora o rio Acre apresente dificuldades para a captação, espera que até quarta-feira a produção fique na capacidade máxima de tratamento, que é de 1600 litros por segundo.
Para enfrentar a demanda crescente, Lima anunciou planos de trazer outro flutuante para a ETA1, visando aumentar ainda mais a produção. As regiões do centro e bairros adjacentes foram temporariamente afetadas pela manutenção, com o abastecimento mantido apenas no segundo distrito e alguns bairros da parte baixa da cidade.
Veja o vídeo do atual desafio de funcionamento da estação em meio a cheia do Rio Acre.
"A partir de agora, a recuperação será gradual", ressaltou Lima, tranquilizando a população afetada e assegurando que as medidas necessárias estão sendo tomadas para normalizar a situação de abastecimento de água na cidade.
Comments