Mídia: UOL esta sendo "Supostamente" Apontado como principal Produtor de matérias falsas. Estaria o Governo Federal "supostamente" tentando ocultar a verdade, diante do estado de calamidade no RS?
Atualizado: 11 de mai.
Em meio à calamidade que assola o estado do Rio Grande do Sul devido às enchentes, uma batalha pela verdade emerge nos bastidores da mídia. Grandes sites de notícias, incluindo o UOL (conglomerado), são agora alvos de acusações graves de propagar desinformação para proteger "supostamente" o governo federal e silenciar deputados que tentam expor a verdade.
Recentemente, o coronel Ulysses e vários outros deputados foram apontados pelo UOL como propagadores de fake news. No entanto, esta história levantada pelo UOL não condiz com a realidade, o que esses deputados estão realmente fazendo é usar suas redes sociais para revelar a verdade oculta por trás da cortina de desinformação.
Vamos analisar alguns dos fatos recentemente denunciados pelo UOL como fake news. Ocorre que as informações foram verificadas e que devem se tornar de conhecimento público. Mesmo com a tentativa de desacreditar tais informações, o próprio governo federal, sob a gestão de Lula através de seu ministro Rui Costa, solicitou à Polícia Federal a abertura de um inquérito para investigar tais ações.
"Pedi que o ministro [Ricardo] Lewandowski (Justiça) desse uma entrevista à imprensa anunciando que vai pedir à Polícia Federal que abra procedimento, e que a AGU [Advocacia-Geral da União], junto com o Ministério da Justiça, irá acionar os órgãos competentes para consequente ação judicial e de responsabilização dessas pessoas", disse Rui Costa. / fonte: G1
Vamos analisar aqui apenas os Fatos Verificados com base em outras fontes e comparadas em cima da matéria do UOL:
UOL disse tratar-se, de FAKE-NEWS porem, quando analisamos os Fatos Vemos o seguinte:
É FATO que a ANTT aplicou multas, porem voltaram atrás nas decisões, devido repercussão negativa, portanto "não é FAKE que a ANTT aplicou as multas, não se exime dos fatos, tal atitude" se reverteram as decisões das multas aí, já é outro assunto:
FATO: Caminhões da Defesa Cível no RS, foram barrados, exigido Notas e notificados. "Exigir notas Fiscais, faz parte do procedimento de abordagem, portanto seria hipocrisia aqui dizer que não é obrigatório exigência a nota fiscal, como mostrou a Reportagem do SBT abaixo, dando este flagrante: "
Até o momento, o governo federal ainda não liberou nenhum recurso significativo para ajudar o Rio Grande do Sul. O que foi anunciado como ajuda financeira na verdade se traduzirá em linhas de crédito, concedidas pelos próprios bancos e acompanhadas de juros. Esta é uma resposta insuficiente do Governo e desapontadora diante da magnitude da crise.
Quanto aos esperados 50 bilhões de reais de ajuda do governo federal anunciados em discurso inflamado pelo presidente LULA, o governador do Rio Grande do Sul explicou que mais de 30 bilhões desses recursos consistem em operações de crédito, que os próprios bancos irão emprestar a juros para os afetados do Rio Grande do Sul, colocando o ônus do empréstimo sobre os bancos e, consequentemente, sobre a população que precisará pagar por esses juros, ou seja, a conta vai chegar com juros e correção para todos que se valerem de empréstimos nos bancos. O que não seria ajuda de fato!
FATO VERIFICADO: Veja a matéria com o Governador do RS, explicando o que esta ocorrendo, "não ha nada concreto, nem dado pelo Governo Federal, até então"
O restante dos recursos não passa de adiantamentos de benefícios que já é de direito da população e que serão apenas adiantados provenientes de benefícios sociais e o Governo de Lula irá epenas Adiantar diante da Crise, como: bolsa família, restituição de imposto de renda e saque do FGTS.
Diante dessas revelações, é essencial que a população permaneça vigilante, analisando criticamente as narrativas apresentadas pela mídia e buscando fontes confiáveis de informação. Em tempos de crise, a verdade é mais importante do que nunca, e qualquer tentativa de obscurecê-la deve ser confrontada com rigor e transparência.
Veja a matéria pública, elaborada pelo UOL, relacionado a este tema em:
Comments