Enchentes no Acre: Mais de 11 Mil Pessoas Desalojadas e Situação de Emergência em 17 Cidades
O governo do Acre divulgou nesta terça-feira, 27, um boletim sobre as enchentes que assolam o estado, afetando milhares de pessoas. De acordo com o boletim, mais de 11 mil pessoas tiveram que deixar suas casas devido às enchentes de rios e igarapés.
A capital, Rio Branco, enfrenta um aumento constante no nível do Rio Acre, que atingiu 16,4 metros na medição das 12h desta terça-feira. A situação na cidade é crítica, com 323 famílias desabrigadas, totalizando 932 pessoas. Além disso, aproximadamente 500 pessoas buscaram refúgio nas casas de parentes.
O governador do Acre, Gladson Cameli, decretou situação de emergência em 17 cidades no último domingo, 25. O governo federal, por sua vez, reconheceu sumariamente a emergência provocada pela cheia no estado na segunda-feira, 26.
As cidades em estado de emergência, com decreto válido por 180 dias, incluem Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Segundo o governo, nas dez cidades mais afetadas, 58 abrigos públicos estão ativos, acolhendo 5.402 pessoas desabrigadas. Além disso, há 5.720 pessoas desalojadas, que encontraram abrigo temporário na casa de familiares ou amigos. A situação requer esforços conjuntos para garantir o suporte necessário às comunidades afetadas pelas enchentes.
Comments