Carreata em prol do dia Nacional da doação de órgãos, reúne várias pessoas e emociona com depoimentos de vida
Nesta sexta-feira, 27 de setembro de 2024, Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma emocionante carreata movimentou as ruas da cidade em prol da conscientização sobre a importância do ato de doar órgãos.
A ação, que faz parte da campanha Setembro Verde, teve início às 15h, com motociclistas e carros, ambulâncias.. saindo da Arena da Floresta em direção à Fundação Hospitalar...
O evento, que contou com uma significativa participação popular, trouxe à tona histórias comoventes de pessoas que sobreviveram graças à doação de órgãos. Na chegada à Fundação, uma tenda decorada especialmente para o evento acolheu os participantes, onde familiares e receptores compartilharam seus relatos.
“Estou vivo hoje para agradecer pela generosidade de uma família que decidiu doar os órgãos do seu ente querido. Esse gesto salvou minha vida”, afirmou emocionado um dos transplantados presentes.
Embora o Brasil possua o maior programa público de transplantes do mundo, operado pelo SUS, ainda há desafios. A recusa familiar, motivada por questões culturais e emocionais, impede que muitos potenciais doadores concretizem sua vontade.
Dados recentes revelam que, a cada 14 pessoas que manifestam o desejo de doar, apenas 4 conseguem efetivar a doação, uma estatística que reforça a necessidade de diálogo e conscientização.
O Dia Nacional da Doação de Órgãos é uma data crucial para refletir sobre a importância de conversar com familiares sobre o tema e superar as barreiras que ainda dificultam esse ato de solidariedade.
Ao final do evento, muitos saíram com a convicção de que, ao doar, é possível não só salvar vidas, mas perpetuar legados de amor e empatia.
Vídeo do depoimento do senhor José Raimundo, que é um transplantado, e só tem gratidão por estar vivo, por ter mais uma oportunidade de vida
Vamos conversar com os familiares e falar sobre o desejo de se tornar um doador de órgãos.