Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

/* */
top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Foto do escritorGabriel Oliveira

Brasil adia exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA para abril

O Brasil decidiu adiar a retomada da exigência de visto para turistas provenientes do Canadá, Austrália e Estados Unidos (EUA) para o dia 10 de abril, prorrogando a data inicial prevista para 10 de janeiro. O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (10).


Brasil adia exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA para abril
Brasil adia exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA para abril

O adiamento ocorreu devido à necessidade de finalização do processo de implementação do sistema e para evitar que a exigência entrasse em vigor durante o período de alta temporada de viagens no final e início de ano. O governo busca garantir uma introdução segura da medida, sem impactos negativos no setor de turismo, segundo nota divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto.


O contexto dessa mudança remonta a 2019, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro editou um decreto liberando a necessidade de vistos para turistas dos referidos países (EUA, Canadá e Austrália), bem como do Japão, mas sem reciprocidade. Isso significa que os turistas brasileiros ainda precisavam de visto para ingressar nesses territórios.


Em setembro de 2023, os brasileiros obtiveram dispensa de vistos para fins de turismo no Japão, seguindo um acordo estabelecido entre o presidente Lula e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante a Cúpula do G7 em Hiroshima.


A retomada da exigência do visto para os turistas dos EUA, Canadá e Austrália é embasada no princípio da reciprocidade historicamente adotado pela diplomacia brasileira.

Comments


  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

bottom of page