Balsa de capitação da ETA virou após ser atingida por balseiro em enchente: ‘economizem água’, alerta Bocalom
Na noite de terça-feira, 5 de março, uma das balsas de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II virou devido à correnteza forte do Rio Acre, que enfrenta sua segunda maior enchente da história. O incidente foi causado pelo impacto de um tronco de árvore contra o flutuante, resultando no seu tombamento, conforme informado pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).
Este evento se soma aos desafios enfrentados pela ETA II nos últimos dias, pois, na última quinta-feira, 29, balseiros já haviam danificado uma bomba de captação de água, prejudicando o fornecimento em mais de 60 bairros da capital. Com a virada da balsa, a situação se tornou ainda mais complexa.
Veja o Vídeo:
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, utilizou as redes sociais para fazer um apelo à população, pedindo que economizem água. Ele lamentou o ocorrido, destacando que a árvore grande descendo no rio foi responsável por virar o flutuante da estação de captação de água.
Apesar dos desafios enfrentados pela equipe do Saerb, a manutenção foi concluída por volta da 1h da madrugada desta quarta-feira, 6, restabelecendo aproximadamente 80% da capacidade de captação. No entanto, a substituição da balsa submergida foi um processo complexo devido à invasão das águas na passagem de entrada para a ETA II.
Enoque Pereira, presidente do Saerb, explicou que a situação é resultado da elevação do Rio Acre e dos balseiros, mas a equipe está se esforçando ao máximo para resolver os problemas. Apesar das dificuldades ocorridas nos últimos 10 dias, o Saerb estima que o abastecimento na capital seja normalizado a partir desta quinta-feira, 7. No entanto, devido a este novo incidente, haverá um atraso maior no restabelecimento do sistema de água.
留言