Baixa procura: Apenas 300 crianças e adolescentes vacinados contra dengue em mutirão; Vacinas já vencem em 30 de abril
No último sábado, a Prefeitura de Rio Branco promoveu um mutirão de vacinação contra a dengue em diversas unidades de saúde da capital, com a ampliação da faixa etária para até 16 anos. No entanto, a busca pelo imunizante ficou aquém do esperado, com apenas 300 crianças e adolescentes vacinados.
O atendimento ocorreu em sete Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) e três Unidades de Saúde da Família (USF). O objetivo do mutirão era garantir uma maior cobertura vacinal, especialmente diante do vencimento dos imunizantes em 30 de abril.
De acordo com Socorro Martins, diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco, o município ainda possui 2,4 mil doses em estoque e considera a possibilidade de ampliar novamente a faixa etária para evitar o desperdício dos imunizantes. "Esperávamos utilizar todas as doses disponíveis. É muito provável que expandamos a faixa etária, mas preciso discutir o assunto com o secretário", destacou.
O esquema vacinal contra a dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses, e é destinado a crianças de 6 anos a adolescentes de 16 anos. Em fevereiro, o Acre recebeu do Ministério da Saúde um total de 17.810 doses da vacina contra a doença.
As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação como medida preventiva contra a dengue e ressaltam a disponibilidade dos postos de vacinação na capital para
aqueles que desejam se imunizar:
Urap Eduardo Assmar
Urap Roney Meireles
Urap Augusto Hidalgo de Lima
Urap Cláudia Vitorino
Urap Rozângela Pimentel
Urap São Francisco
Urap Vila Ivonete
USF Maria Áurea Vilela
USF Francisco Constâncio
USF Manoel Alves Bezerra
Comments