Apagão atinge o Acre; Energisa divulga nota sobre interrupção de energia
Atualizado: 23 de ago.
Um apagão afetou o estado do Acre na tarde desta quinta-feira (22), deixando milhares de moradores sem energia elétrica. A Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, informou que a interrupção foi causada por um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), que comprometeu o fornecimento de energia para todos os municípios acreanos e também impactou cidades de Rondônia.
Em nota divulgada, a Energisa explicou que o reestabelecimento do serviço está condicionado à liberação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela gestão da transmissão de energia no Brasil. "Estamos em constante comunicação com o ONS para garantir que o fornecimento seja retomado o mais rápido possível", afirmou.
Este é o segundo apagão registrado.
Veja a nota na íntegra:
"A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia para todo o estado do Acre na tarde desta quinta-feira, 22/08. O restabelecimento do serviço será feito à medida que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) liberar."
Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico também informou que uma interrupção no Linhão do Madeira, a linha de transmissão que liga os dois estados ao SIN, afetou o fornecimento de energia em Rondônia e no Acre. As causas da interrupção são investigadas.
Segundo o ONS, a recomposição do sistema teve início às 17h10 (horário de Brasília) através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná, ambas em Rondônia.
A interrupção causou uma perda de aproximadamente 980 Megawatts na carga de Rondônia e Acre. A recomposição total da carga foi concluída às 20h40, conforme o ONS.
Comments