Aneel Aciona Bandeira Amarela e Conta de Luz Vai Aumentar em Julho
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de julho será amarela, resultando em um aumento de R$ 1,885 a cada 100 kW/h nas tarifas dos consumidores. A decisão foi tomada devido à previsão de falta de chuvas e um inverno com temperaturas mais altas, dificultando a geração de energia no Brasil.
Esta é a primeira mudança na bandeira tarifária desde abril de 2022, após 26 meses com bandeira verde. A Aneel explicou que a escassez hídrica e o aumento do consumo de energia levaram ao acionamento das termelétricas, cuja energia é mais cara do que a das hidrelétricas.
A agência também recomendou que os consumidores façam uso responsável da energia elétrica para controlar os custos. O valor aprovado para a bandeira amarela representa uma redução de 37% em relação ao valor anterior, que era de R$ 2,989/KWh. A Aneel destacou que, com o sistema de bandeiras, os consumidores podem ajustar seu consumo de energia conforme as variações de custo, contribuindo para a eficiência do sistema elétrico.
Comments