Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Cópia de get it now.gif

AGU define regras para atuação de Janja em eventos oficiais

Nova orientação estabelece diretrizes para garantir transparência, legalidade e segurança jurídica em compromissos nacionais e internacionais


Foto: Reproduçao Internet

A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou, nesta sexta-feira (4), uma orientação normativa que estabelece diretrizes sobre a atuação do cônjuge do presidente da República em compromissos oficiais, tanto no Brasil quanto no exterior. A medida busca assegurar a legalidade e a transparência das atividades representativas desempenhadas pelo cônjuge em nome do chefe de Estado.

De acordo com o parecer, a função do cônjuge tem natureza simbólica e institucional, com foco social, cultural, cerimonial, político e diplomático. A atuação, no entanto, deve ser voluntária e não remunerada, seguindo os princípios da administração pública, como legalidade, moralidade, imparcialidade, publicidade e eficiência, conforme prevê o artigo 37 da Constituição Federal.




A orientação também determina que a participação do cônjuge em eventos oficiais deve ocorrer com respaldo de boas práticas administrativas, como a prestação de contas de deslocamentos, uso de recursos públicos e divulgação da agenda oficial. As despesas relacionadas a viagens e eventos devem estar disponíveis no Portal da Transparência, ampliando o controle social e o acesso às informações por parte da população.


- Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU

O documento recomenda ainda que, sempre que necessário, seja feita uma análise caso a caso quanto à divulgação de informações que possam comprometer a segurança ou a privacidade do cônjuge presidencial.

A nova diretriz deve ser observada por todos os órgãos e unidades jurídicas vinculados à AGU, consolidando um padrão institucional de atuação e reforçando o compromisso com a transparência na administração pública.





Comments


  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre

Os arts. 46 e 47 , da Lei 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais) Não se enquadra no tipo penal a repostagem de matérias Jornalísticas. Veja o que diz a Lei no art. 184, do Código Penal.

São elas: Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução tanto de texto como Imagens: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor ou da publicação de onde foram transcritos.

Art. 47. Paráfrases e paródias:
"São permitidas se não forem reproduções exatas da obra original"

 

© 2025 DeolhonoAcre.com.br - Todos os direitos reservados. Acesse o Instagram oficial: @deolhonoacre

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page